Quer fazer um colar com os búzios naturais mas personalizá-lo um pouco?

Este colar que apresentamos aqui é o básico, mas pode acrescentar-lhe missangas coloridas, peças de metal ou mesmo fazer um macramé entre os búzios, por exemplo.
Existem também várias cores destes fios acetinados, desde os mais neutros aos fluorescentes.
Arrisque e faça um colar ao seu estilo!

Escolha a cor do fio acetinado que quer utilizar - usámos dois fios de cerca de 90cm cada, do fio acetinado com 0,7mm de espessura.

Estes búzios são abertos da parte de trás, para que os possa prender. Tem de utilizar dois fios e cruzá-los, dando um nó antes e outro depois do búzio, para que ele não saia do sítio.




Aqui utilizámos 12 búzios dos grandes, sendo que não queremos preencher o pescoço todo, só a parte da frente.

Para um pescoço de criança talvez não precise de usar tantos.

O colar é ajustável e deve ser utilizado justo ao pescoço, tipo gargantilha, para que os búzios não se virem. Para isso fizemos um pouco de macramé em cima dos 4 fios, que funciona como fecho de correr.


O macramé também foi feito com fio acetinado que, como é de fibra, dá para finalizar queimando as pontas. Pode utilizar restos de fios que tenha em casa - cerca de 20/30cm é suficiente.

Quando se queima a ponta o fio derrete e acaba por "colar" à peça, não sendo necessário fazer nós. (Em breve faremos um post aqui no blog a ensinar a fazer este macramé.)



Para finalizar, e para se certificar que ao ajustar o colar nenhuma das pontas vai sair do macramé que serve de fecho, tem de colocar umas peças no final do fio.

Usámos estas peças de osso, que são da mesma cor dos búzios e dão o mesmo ar natural ao colar.

Demos um nó no final e queimámos as pontas para não abrirem.