Colar Mini-pendentes
Cristal e metal com banho de prata
Este colar é uma conjugação de peças pequenas e delicadas, com o cabo de aço que é um fio bem resistente mas bastante flexível.
Este cabo de aço, de qualidade superior, é revestido com nylon e tem 19 fios de aço no interior. É tão resistente e flexível que até é recomendado para dar nós. No entanto, nós preferimos utilizá-lo com os travões, como fizemos neste colar.
Comece por cortar o cabo de aço - use um alicate de corte, ou uma tesoura bem forte. Nós usámos cerca de 45cm para 43cm de comprimento do colar (sem contar com a corrente de extensão).
Numa das pontas, tem de fazer a laçada onde o fecho vai agarrar. Nós colocámos um pouco de French Bouillon (também conhecido por canutilho) nesta laçada, para lhe dar mais consistência.
O French Bouillon é um arame muito fino, enrolado de forma a fazer uma espécie de tubo, com um orifício maior ou menor, consoante o tamanho que escolhermos. É vendido em diferentes comprimentos e vai-se cortando na medida que se quer utilizar. Depois é só passar no fio.
Siga o nosso passo-a-passo:
Passo 1 - coloque um travão no fio, perto da ponta;
Passo 2 - corte um pouco de French Bouillon, para colocar na laçada;
Passo 3 - coloque o French Bouillon no cabo de aço;
Passo 4 - regresse com a ponta do fio novamente para dentro do travão, de forma a fazer uma argola com o próprio fio;
Passo 5 - verifique se o French Bouillon está bem justo a esta argola que se formou;
Passo 6 - aperte o travão para que a argola não se desfaça.
Neste colar utilizámos os pequenos cristais vendidos em fiadas. O comprimento da fiada é de cerca de 34cm, por isso foi necessário acrescentar algumas missangas.
Usámos o tamanho 10/0 das missangas, que é o que se aproxima mais do tamanho destes cristais, e ainda intercalámos contas de metal muito pequenas, para ajudar a fazer a ligação com os pequenos pendentes. Tudo neste colar é minucioso e pensado ao pormenor.
Quando já tínhamos enfiado cerca de 15cm do colar, começámos a colocar os pendentes, sempre com uma bola de metal de cada lado.
Intercalámos os pendentes ovais com os redondos - usámos 4 redondos e 3 ovais, e usámos ao todo 20 contas de metal.
Deixámos cerca de 1,5cm entre cada conta de metal que ladeia os pendentes.
Quando terminámos de colocar os pendentes, enfiamos o restante fio exatamente com as mesmas peças/quantidades que no outro lado.
Para finalizar:
Passo 1 - após enfiar a última missanga, coloque um travão no fio;
Passo 2 - de seguida passe o fio na argola do fecho de mosquetão, e volte a passar o fio no travão;
Passo 3 - aperte o travão - o fecho ficou preso no fio.
Apertámos os travões com o alicate próprio para travões, para eles. Deste modo conseguimos que eles fiquem, para além de espalmados, também redondos, como pode ver na imagem acima.
Para que o colar fosse extensível, colocámos um pouco de corrente junto ao fecho:
Passo 1 - corte cerca de 5cm de corrente;
Passo 2 - com uma argola de ligação pequena, ligue este pedaço de corrente à argola do fio, aquela que tem o French Bouillon;
Passo 3 - coloque um pequeno pendente no final da corrente usando o mesmo tipo de argolas de ligação. Este pendente é só para dar algum acabamento à corrente.
Assim, pode usar o fecho de mosquetão em qualquer uma das argolas da corrente, usando o colar mais ou menos comprido.
Não se esqueça que no final desta página pode encontrar todos os artigos que utilizámos. Basta clicar em cima das respectivas imagens e verá a respectiva descrição.
Se tiver dúvidas contacte-nos. Teremos todo o gosto em ajudar ;)
Inspire-se nas nossas ideias e crie a sua própria bijutaria, com os seus detalhes preferidos!