Nó a nó...

Neste colar usámos uma cruz, mas a ideia pode servir de base para fazer colares com outros pendentes ao seu gosto.

Gostamos do contraste das peças de metal douradas, elegantes, com o fio encerado e com as as contas de vidro que são feitas à mão e por isso um pouco "toscas".

O facto de usarmos os nós entre cada conta permite poupar nas peças, tornando o colar mais acessível, mas também lhe dá um "cair" e maleabilidade diferentes.

Nós somos fãs dos nós! Dão algum trabalho, é verdade, mas também esse factor contribui para que gostemos mais do resultado, pelo desafio que nos coloca. 

Atenção ao fazer colares com nós porque vai precisar de cerca do dobro do fio.


Para este colar usámos:

* 2 metros do fio encerado

* 1 pendente

* 1 bola de vidro maior

* 9 contas de metal (pode usar mais ou menos, é só um apontamento)

* 1 pacote de bolas pequenas de vidro (não usámos a embalagem toda)

* 1 embalagem de fechos (tem 2 pares)






Dobre o fio a meio e prenda-o na argola do pendente dando um nó. Agora tem as duas pontas do fio viradas para cima.

Coloque uma conta de metal nos dois fios, depois a bola de vidro maior, e logo a seguir outra conta de metal.

Agora dê novamente um nó com os dois fios e puxe um fio para cada lado. Aqui demos novamente um nó em cada fio (sozinho), antes de começarmos a enfiar as bolas pequenas.




Vá enfiando as bolas de vidro e dando nós entre elas. O segredo dos nós é mesmo fazê-los devagar e apertar apenas quando percebe que vão ficar junto da conta.

Pode intercalar as contas de vidro com as de metal da forma que achar melhor - nós fizemos os dois lados diferentes para ficar com um ar irregular.

Vá enfiando e verificando o tamanho para ficar ao seu gosto. Tenha só em atenção que os dois lados devem ter o mesmo comprimento.


Se fizer um colar tão grande que, se atar as duas pontas, ele vai passar pela sua cabeça, então não precisa de colocar um fecho.

Caso contrário, pode colocar um destes que, para além de bonito, é muito prático. Basta passar o fio nas argolas pequenas, e depois dar um nó.

Depois de dar o nó no fio queime a ponta. Como o fio encerado é sintético, vai derreter com o calor e colar ao nó.

O ideal para queimar estes fios finos e mais sensíveis, é utilizar a nossa ferramenta própria para estes acabamentos delicados - ASV14 mas também pode usar um isqueiro.

Agora já tem o colar pronto com o fecho colocado.

Inspire-se nas nossas ideias e crie a sua própria bijutaria, com os seus detalhes preferidos ;)